sábado, 16 de abril de 2011

UFU comemora Dia Mundial do Livro

Evento terá participação de Marisa Lajolo, ganhadora do Prêmio Jabuti 
 
Para comemorar o Dia Mundial do Livro (23/04) a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) programou dois dias de atividades. No dia 19 de abril, a partir das 9 horas, no Espaço Dicult, bloco E, haverá apresentações culturais com a Trupe Tamboril de Teatro e a palestra O mágico universo da leitura, a ser realizada pela professora do Instituto de Artes e Diretora de Cultura da UFU, Irley Machado. Em seguida acontece uma visitação à gráfica da UFU (bloco 1S). 

À tarde, a partir das 14 horas, no bloco 5 O, haverá duas palestras com a escritora Marisa Lajolo, ganhadora do Prêmio Jabuti/2009 – prêmio de literatura mais importante do país. Apresentam-se Dora Grossi, cantora e professora da UFU, e a banda Ab’Surdo, composta por alunos surdos do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli . No dia 19 também serão lançados o II Concurso de Crônicas e o II Concurso de Poesia.
No dia 20 acontecerão duas conferências e uma oficina de haicais com integrantes do Movimento Aldravista de Arte e Literatura (jornalaldrava.com.br). Às 9 horas está programada a conferência que abordará os temas Projetos Jornal Aldrava – A diversidade na leitura - Haicais no ambiente virtual, com José Benedito Donadon, e Poesia viva – a poesia bate à sua porta, com Andréia Donadon. Às 14 horas será realizada a conferência A língua portuguesa e o surdo: como quebrar esse tabu?, com a professora Flaviane Reis, da Faculdade de Educação da UFU.
 Programação: http://www.dirco.ufu.br/sites/dirco.ufu.br/files/Dia%20Mundial%20do%20Livro.pdf

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Adolescentes obesos já podem se inscrever para participar de Programa de Tratamento Multiprofissional

A Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está com inscrições abertas para o Programa “Tratamento Multiprofissional do adolescente obeso: avaliação e intervenção”, destinado a jovens de 15 a 19 anos.
O tratamento é gratuito e durante seis meses, os pacientes vão receber acompanhamento multiprofissional de médico, educador físico, fisioterapeuta, nutricionista e psicólogo. Todos os jovens passarão por avaliação, entrevista e exames médicos. “Tudo isso para ver se o paciente tem saúde para realizar o treinamento físico”, explica Nadia Carla Cheik, professora de fisiologia do exercício e coordenadora do projeto.
Os pacientes aprovados para participar do programa passarão por treinamento físico (aeróbico e musculação), orientação e acompanhamentos nutricional, psicológico e clínico. “Aqueles jovens que apresentarem desvio postural, também serão atendidos por fisioterapeutas”, ressalta a professora.
Os candidatos terão que comparecer ao campus da Faculdade de Educação Física quatro vezes por semana. “Ao final da pesquisa queremos analisar a eficiência do tratamento proposto”, lembra Nadia.
O Programa faz parte da reabilitação metabólica, da área de concentração e reabilitação física, do Programa de Residência Multiprofissional, do Hospital de Clínicas da UFU.
Os interessados poderão fazer a inscrição por meio do telefone (34) 3218 2948 das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Graça do Aché inscreve para oficinas

O Centro de Informação e Referência da Cultura Negra de Uberlândia e Região - Graça do Aché está com inscrições abertas para sete cursos gratuitos. As oficinas, permanentes, são as seguintes: Ritmos afro-brasileiros e linguagem de matriz africana; Abada-capoeira; Dança de rua; Dança de salão; Teatro; e Reciclagem – flores e bonecas. Também são oferecidas vagas no Projeto Doidodum (exclusivo para pessoas em tratamento psiquiátrico).
As inscrições podem ser feitas no local (Avenida Cesário Crosara, 4.187 – bairro Roosevelt - Uberlândia). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3231-3454.

Oficinas: 
Ritmos afro-brasileiros e linguagem de matriz africana
Terças-feiras: 18h30 às 21h30
Sábados: 9h às 13h

Abada-capoeira
Segundas-feiras: 19h às 21h
Quartas-feiras: 19h às 21h
Sextas-feiras: 19 às 20h

Dança de rua
Quintas-feiras: 18h30 às 21h30

Dança de salão
Sextas-feiras: 20h às 21h
Sábados: 15h às 18h

Teatro
Quintas-feiras: 18h30 às 21h30

Reciclagem – flores e bonecas
Segundas-feiras: 14h às 18h
Quintas-feiras: 14h às 18h

Projeto Doidodum (exclusivo para pessoas em tratamento psiquiátrico)
Segundas-feiras: 14h às 16h
  
Cinearte (exibição de filmes)
Quintas-feiras: 19h30

Mais informações no site: http://www.dirco.ufu.br/node/957